terça-feira, 20 de agosto de 2013

Encontros científicos de Estatística

www.cancer.gov

Após quase 3 décadas de atividades acadêmicas, você acha que já viu tudo. Ledo engano! Sempre aparece alguma novidade para tornar a nossa vida mais interessante. Isso vale para vários aspectos da atividade de um professor mas gostaria de me ater nesta postagem a congressos científicos. Esses encontros servem para os pesquisadores da área mostrar aos seus colegas as novidades que eles obtiveram em seu (muitas vezes solitário) trabalho de pesquisa. E efetivamente é isso que acontece atavés de palestras, debates, mesas-redondas, demonstrações de software, etc.

Mas acabo de voltar de um encontro científico que me fez repensar o que eles significam. Estou falando do Joint Statistical Meetings (JSM), um evento anual cuja edição de 2013 (programa) acaba de ser realizada na cidade de Montréal, no Canadá. A tradução mais literal para esse evento seria Encontros Conjuntos de Estatística, capitaneados pela Associação Americana de Estatística (ASA), mas também organizado por outras entidades como a Associação Canadense de Estatística, Associação Americana de Biometria, etc... 

Apesar de vários anos na profissão, nunca me animei a participar desse evento, e essa é a 1a edição da qual participo. Minha indisposição com esse evento está em grande parte associada à sua grandiosidade. A edição deste ano teve mais de 5 mil inscritos, boa parte deles com participação ativa envolvendo alguma apresentação. Isso faz com que o evento tenha sempre dezenas de atividades em paralelo. Eu acabo ficando perdido no meio de tantas opções e fico sem saber para onde ir, dando uma certa paralisia decisória. 

Em geral, prefiro encontro pequenos com pouca ou nenhuma atividade em paralelo, facilitando a escolha das atividades que se deseja participar. Mas o que diferencia o JSM de todos os outros grandes eventos de Estatística dos quais já participei são as atividades complementares que ele apresenta. Ao final de todo dia, dezenas de recepções são oferecidas para socialização dos participantes de acordo com suas áreas de interesse e/ou círculo de amizades. 

Muitos departamentos acadêmicos oferecem essas recepções como maneira formalizada (algumas dessas recepções exigem inscrição prévia) de congrassamento de seus atuais docentes e alunos com ex-alunos e ex-docentes. Mas isso não para ai; várias instituições públicas e privadas também oferecem essas recepções, com qualidade do serviço variando de simples tira-gostos a jantares sofisticados. 

Essa característica acaba por moldar o formato do evento. O grosso das atividades se concentra fora das salas de palestras e faz com que o evento seja quase que dominado pelo aspecto social da profissão. Não pensem com isso que não há muito vigor nas apresentações de trabalhos. Em particular, acredito que um dos pontos altos deste JSM foi a palestra plenária dada por Nate Silver mas tratarei desse assunto em outra postagem. Há apresentações para todos os gostos. Além de algumas poucas palestras plenárias, houve um sem número de sessões de aprsentações em diversos temas. Algumas sessões cujos temas chamaram minha atenção foram:
  • Ensinando à distância com orçamento restrito (Teaching Onine on a Budget)
  • A profissão de Estatística e seu impacto na mídia (The Profession of Statistics and Its Impact on the Media)
  • Abordagens estatísticas para modelagem da mortalidade e fatores de risco para doenças renais em estado terminal (Statistical Approaches for Modeling Mortality and Risk Factors in End-Stag Renal Disease)
  • Extremos espaciais, processos max-estáveis e além (Spatial Extremes, Max-Stable Processes and Beyond)
  • Inferencia robusta em Ciências Sociais com modelos errados mas úteis (Robust Inference in Social Science with Wrong but Useful Models)
Cada uma das sessões tinha de 3 a 6 trabalhos devotados ao seu particular tema. Acho que demonstram a riqueza de possibilidades tanto em termos da especificidade da área de aplicação quanto em particularização da metodologia estatística em discussão. 

Não saberia dizer se me animaria a participar de um outro JSM. Mas devo confessar que achei bastante interessante a experiência, muito além da usual apresentação de projetos de pesquisa estatística, como estamos acostumados.

2 comentários:

  1. "Inferencia robusta em Ciências Sociais com modelos errados mas úteis (Robust Inference in Social Science with Wrong but Useful Models)"

    Muito interessante o título, você tem algum material da sessão?

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, veja apresentações, autores e resumos da sessão em www.amstat.org/meetings/jsm/2013/onlineprogram/ActivityDetails.cfm?SessionID=208856

      Excluir